Biografia

BIOGRAFIA

BIOGRAFIA JOSÉ DOS REIS VIEIRA José dos Reis Vieira mais popular (Zezinho), nasceu na cidade de Morrinhos no Estado de Goiás no dia 0...

sábado, 11 de janeiro de 2014

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO ANO DE 1971





SAÚDE

A primeira tentativa de controlar a poliomielite no Brasil aconteceu em 1971.

TECNOLOGIA

Símbolo de toda uma geração, o Dodge Charger foi lançado no Brasil em 1971, ano que aparece o Opala Coupe sem colunas laterais .
Fiat lança o picape 147, primeiro comercial leve derivado de carro do Brasil.

ESPORTE

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em 18 de julho de 1971.

Zico estreia no time principal do Flamengo em uma partida contra o Vasco da Gama, cujo placar terminou 2 a 1 para o time rubro-negro.

É criada a Copa da UEFA, competição que é considerada uma das mais prestigiadas do continente.

O Campeonato Carioca de 1971 teve como campeão o Fluminense Futebol Clube. Já na terra da garoa, o São Paulo levantou a taça. As duas conquistas dos dois tricolores foram muito polêmicas e renderam muitas reclamações de Botafogo e Palmeiras, os vice-campeões.


Aconteceu em 1971 o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol tendo como campeão o Atlético Mineiro e vice-campeão o Botafogo do Rio de Janeiro.

Jackie Stewart se consagra como campeão mundial na Fórmula 1 enquanto Niki Lauda estreia como piloto da categoria.

EDUCAÇÃO

O ensino básico é reformulado pela Lei 5.692, que determina a fusão do primário e do ginásio no ensino de 1º grau. O 2º grau (antigo colegial) é transformado em profissionalizante, a disciplina de Educação Moral e Cívica torna-se obrigatória e a alfabetização de adultos é incrementada com o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

O presidente Médici sanciona o projeto de lei que introduz alterações na ortografia da língua portuguesa, a reforma ortográfica de 1971.


COMUNICAÇÃO

É criado o Sistema de endereçamento postal no Brasil (CEP) pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Em abril, início da operação do sistema de discagem direta à distância – DDD – entre a Guanabara e Brasília.

Ray Tomlinson inventa o EMAIL e não ganha um centavo por isso. 

Henry T. Sampson inventou o telefone celular.


MÚSICA

O cantor e compositor Tim Maia, o rei do soul, lança o LP homônimo com os sucessos: “Não Quero Dinheiro”, “A Festa de Santo Reis” e “Você”.

A hora e a vez dos mineiros. Com a música “Clube da Esquina”, de autoria de Milton Nascimento com Lô Borges e Márcio Borges, inaugura-se o movimento de uma nova música mineira que revigoraria a canção popular brasileira do começo da década.

O grupo Os Incríveis grava “Eu Te Amo Meu Brasil” da dupla Dom e Ravel e faz estrondoso sucesso.

O cantor e ator Fábio Jr. nasceu. Flávio Airosa Correia Galvão, antes do nome atual cantou e gravou a partir de 1971 como Uncle Jack e Mark Davis, obtendo êxito com canções como “Dont Let Me Try” e “I Want to Be Free Again”.

É lançado o filme “Roberto Carlos a 300 km por hora” 

Morre Louis Armstrong, Músico que fez a história do Jazz.

JOHN LENNON lança o álbum "Imagine", o mais célebre disco da sua carreira a solo.

Michael Joseph Jackson, parte para uma carreira-solo, sem abandonar o grupo Jackson Five. O astro pop star que começou a cantar e dançar aos cinco anos sob influência do pai, aos onze inicia a carreira profissional, uma das mais incríveis de todos os tempos na música mundial

Chico Buarque de Holanda após o exílio na Itália retorna ao Brasil e lança o LP “Construção”, em 1971. Quando o AI-5 entrou em vigência, ele já era um símbolo de resistência na música brasileira.

Jesus Cristo, eu estou aqui…” Líderes religiosos reagem ante a música de Roberto Carlos.


TELEVISÃO

O humorístico da Globo “Faça Humor, Não Faça Guerra” de Haroldo Barbosa e Max Nunes, recebeu os troféus Repórter, Antena de Ouro e Helena Silveira como melhor programa de humor em 1971.

José Wilker estreou na televisão na novela Bandeira Dois, da Rede Globo em 1971. Ele era Zelito, filho do bicheiro Tucão (Paulo Gracindo) e interpretava um rapaz tímido e emocionalmente problemático. A novela sofreu pressões do regime militar que forçou a eliminação do personagem de Paulo Gracindo. Segundo a censura da época, era preciso que o bem triunfasse sob o mal.


O seriado Chaves estreia em 1971, na TV Tim, no México, contando com poucos personagens.

7 comentários: